quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Obtenção do PET

Os poliésteres são materiais produzidos pela polimerização de um ácido dicarboxílico e um glicol ou bifenol. Por exemplo, o PET é portanto, o polímero formado pela reação do ácido tereftálico e o etileno glicol.
Por sua vez, o ácido tereftálico é obtido pela oxidação do p-xileno, enquanto o etileno glicol é sintetizado a partir do eteno, sendo ambos no Brasil produtos da indústria petroquímica.
Muitas vezes, para adequar o PET a certas aplicações é necessária adicionar uma etapa adicional à polimerização. Neste caso, os peletes de PET são inicialmente submetidos a um aquecimento de 160 a 170 C a fim de promover a cristalização parcial e a secagem.
As propriedades físicas e mecânicas do polímero dependem fundamentalmente do peso molecular médio das moléculas obtidas pelo processo de polimerização (viscosidade intrínsica) e cristalinidade (grau e velocidade de cristalização).

OBS: O PET tem suas propriedades dependentes do grau de cristalização que atinge a transformação. Quanto maior for o grau de cristalinidade, maior a rigidez (resultando menor resistência ao impacto), maior resistência térmica e menor transparência.

fonte: www.furg.br/portaldeembalagens/seis/pet_micro.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário